... ... - Seja Bem-vindo. Sua Visita Nos Deixa Muito Alegre Para Assistir os Videos Tem que Desligar O Radio Volte Mais Vezes Obrigado !! ...

sexta-feira, 20 de junho de 2014

ESTRATEGIA DE GANHAR ALMAS

 

Atos 2:40-41

”... Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: "Salvem-se desta geração corrompida! "
Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.”

Se tivéssemos o Poder da Persuasão (habilidade de convencer as pessoas de aceitar nossa idéia - de se entregarem à Jesus) usaríamos com o objetivo de salvar todas as almas, sem exceção de uma sequer. Mas se nem Senhor ganhava almas desse jeito, não seria nós que as ganharíamos assim. Então, como ganhar uma alma sem impor, obrigar a pessoa à aceitar o conceito cristão?
Através de 12 ferramentas que temos a nossa disposição.
1) Com amor: Deus amou o mundo de tal maneira, que decidiu entregar seu único filho para que toda a humanidade fosse salva por meio dele (Jo. 3:16). Jesus, “vendo a multidão, teve compaixão deles” (Mt. 9:36). Paulo não se cansava, constrangido pelo amor de Cristo (Rm. 8:39). Se compararmos a atitude dos judeus e a de Jesus diante da mulher adúltera, notaremos a grande diferença que faz o amor: “Nem eu tão pouco te condeno” (Jo. 8:11). Além de não condená-la por seus pecados, Jesus a libertou e a advertiu para que abandonasse sua vida de pecado. Não será por falta de bons exemplos que deixaremos de agir com amor. Não podemos moldar o caráter de uma pessoa como nós desejamos, porque isso parte de uma decisão particular da própria pessoa seguido da manifestação do Espírito Santo.
2) Com um ambiente acolhedor: Em muitas ocasiões, quando alvoroçado pelas multidões e curiosos que havia no meio do povo, Jesus se retirava ou pedia para ficar a sós com quem desejava conversar ou realizar milagre. Podemos mudar o ambiente. Torná-lo em um lugar que venha cooperar para que a pessoa faça a escolha certa.
Por exemplo: A igreja é um ambiente, que nós cristãos, personalizamos com amor, bondade, alegria, paz, etc.Conforme novas pessoas vão chegando e entrando, passam a cultivar essas virtudes e sem precisar "força a barra" elas mesmas fazem suas próprias escolhas, autorizando a presença de Deus em suas vidas. Assim como esse processo ocorre dentro das igrejas, pode ocorrer também na sua casa, no seu local de trabalho. Mas Lembre-se, o Espírito Santo de Deus é o responsável por convencer todo ser humano, do pecado, da justiça e do juízo (Jo. 16:8).
3) Com atenção à idade, ao sexo e à cultura: Jesus escolheu e chamou seus discípulos de uma forma específica. Durante seu ministério também atraía as crianças. Jesus foi recebido na casa de Maria, que ficou atenta às suas palavras (Lc. 10:39). Jesus se aproximou dos fariseus. Aos doze anos de idade, foi encontrado assentado entre os mestres, ouvindo e perguntando, e os que o ouviam ficavam perplexos (Lc. 2: 46 e 47). Inicialmente você pode procurar pessoas de sua idade e sexo, isso pode facilitar o relacionamento e comunicação do evangelho.
4) Exaltando a Cristo: Jesus chamou seus discípulos para serem pescadores de homens. Isso deve fazer sentido para nós, assim como fazia para os discípulos. Deus não divide nem cede sua glória a ninguém (Is. 42:8). João, quando questionado por um de seus discípulos sobre a fama de Jesus, não exitou em responder: “Convém que ele cresça e eu diminua” (Jo. 3:30). Não deve ser o nosso jeito de pregar, nosso conhecimento, nossa denominação ou nossa opinião a aparecer, mas Cristo crucificado, morto e ressurreto.
5) Evite outros assuntos: o cristão deve sempre adquirir novos conhecimentos, deve aprender o momento certo para falar sobre cada assunto. Se chegou o momento de falar sobre salvação, céu e inferno, por exemplo, não perca esse assunto de vista. Às vezes, nossos ouvintes querem nos perguntar sobre doutrinas, criticar a prática de outros cristãos etc. Se você souber tratar desses assuntos, pode respondê-los, mas, primeiramente, termine o assunto que começou.
6) Evite discussões e muitos argumentos: antes de entrar em uma discussão, lembre-se de todos os cinco itens que abordamos até aqui, avalie se os está cumprindo. Em uma discussão, as chances de você ser ouvido(a) e compreendido(a) são mínimas, pois as pessoas nunca querem
se sentir inferiorizadas. Sua mensagem deve produzir aproximação e transformação. “Quem ganha almas é sábio” (Pv. 11:30).
7) Com perseverança: Enquanto Jesus cumpria seu ministério, enfrentou muitos obstáculos. Em sua própria cidade havia muitos que não criam nEle. Os fariseus constantemente tentavam lhe tirar a vida. Jesus não retrocedia! Certo dia, um fariseu chamado Nicodemos, veio à noite, decidido a se aproximar de Jesus para compreender suas palavras. (Jo. 3:1-21), Com sabedoria: A Bíblia apresenta um conjunto de características que precisam estar presentes na vida de um cristão. Aprendemos sobre a humildade, justiça, misericórdia, amor e tantas outras, mas como faremos para nos deixar dominar por cada uma delas? A sabedoria é exatamente o estágio em que praticamos aquilo que conhecemos.
9) Com recursos: Uma boa literatura, folheto, peça de teatro, música, dança, poesia, comida, festa, filme, objetos e outros recursos podem auxiliar na hora de apresentar o evangelho. O mais importante é saber em quais ocasiões aplicar cada um dos recursos disponíveis em seu ministério e/ou igreja. Evite a utilização de recursos que você não conheça plenamente.
10) Com coragem: O cristão é uma pessoa que pensa para falar. Ele mede suas palavras para que produzam o melhor impacto. Mas quando mede suas palavras e se ressente de não transmiti-las acertadamente, fica paralisado enquanto o mundo caminha para o inferno. É aceitável que não queiramos parecer fanáticos (pessoas que agem sem pensar), mas não é aceitável que depois de pensar e compreender a obra de Jesus, não a transmitamos com segurança. Coragem; e não se desanime quando algum de seus esforços falharem. Coragem; e aprenda com seus erros quando eles ocorrerem. Coragem; o Espírito Santo de Deus estará com você e em você para sempre (Jo. 14: 16 e 17)
11) Com oração: A oração é a fonte da intimidade com Deus. Um evangelista sem intimidade com Deus terá muita dificuldade de encontrar aqueles que o Senhor quer alcançar, em cada circunstância. Há muitos frutos maduros que estão prontos para serem colhidos. Mas quando a igreja se atrasa em colhê-los, eles se estragam ou são colhidos por outros que também falam de Deus, mas que estão distantes da verdade. De várias formas, o evangelista pode e deve orar: 1) Ore para que o Senhor te dirija ao necessitado; 2) Ore para que o Senhor te incomode com uma mensagem oportuna; 3) Ore para que o poder de Deus se manifeste através de você, como aprouver a Ele; 4) Ore para que a mensagem transmitida seja aceita, e acompanhe o resultado com perseverança.
12) Com a Palavra de Deus: A Bíblia é a Palavra de Deus; nela se encontra toda a vontade de Deus para o homem. Como abordamos anteriormente, o cristão é uma pessoa que pensa para falar, e qualquer um que queira ser um profeta de Deus, deve ser capaz de interpretar sua época e mundo à luz das Escrituras. Porém, é cada vez mais comum os cristãos apoiarem suas pregações no que diz a ciência, a revista semanal, os noticiários, a psicologia, a medicina etc. Isso está errado. Paulo nos ensina que o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura, e não pode entendê-las porque se discernem espiritualmente. Porém, o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém (I Co. 2:14-16). O mundo não tem nada a nos revelar, nós temos o Espírito. Nós temos que revelar ao mundo a palavra de Deus e fazê-lo enxergar através dela. É válido citar exemplos atuais, comentar noticiários, ciência etc., mas com o intuito de revelar a Bíblia, e não o inverso. Nós temos a mente de Cristo.

"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
João 14:1
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
João 14:6
Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.
João 14:12


Pr. Cristiano
IMEC - Viamão

Nenhum comentário:

Postar um comentário